A MESOPOTÂMIA
Mesopotâmia, palavra grega que significa "terra entre rios " . A Mesopotâmia é um imenso vale situada entre os rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da Turquia e desaguam no Golfo Pérsico. Hoje a região da Mesopotâmia corresponde ao atual Iraque.
Geograficamente, a Mesopotâmia apresenta duas regiões bastantes diferenciadas: uma montanhosa e árida, localizada no norte, e outra ao sul, onde as cheias periódicas dos rios Tigre e Eufrates fertilizavam os vales, possibilitando o desenvolvimento da agricultura.
Na Mesopotâmia estabeleceram-se vários povos que deram origem a grandes civilizações: os principais povos foram sumérios, amoritas( babilônios), assírios e caldeus.
Os Sumérios, provavelmente originários da Ásia Central, foram os primeiros povos a se fixarem ao sul da Mesopotâmia, na região da Caldeia, por volta do ano 3.500 a .C .,entre os rios Tigres e Eufrates. Ali estabelecidos, desenvolveram técnicas hidráulicas para armazenar a água das cheias dos rios Tigre e Eufrates, que seria usada nos períodos de seca evitando a destruição das plantações.
É atribuído aos sumérios, além dos criadores da primeira civilização, um complexo sistema de escrita: a “ Escrita Cuneiforme”, composto por 2000 sinais cuneiformes originais. Muito embora somente 200 ou 300 fossem utilizados constantemente. A escrita cuneiforme, era produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha. A palavra “cunha” vem do latim cuneus, que significa cunha.
Os Sumérios organizavam-se politicamente em cidades independentes chamadas de Cidades-Estados. As principais cidades-Estados foram Nipur, Lagash, Uruk e Ur.
Cada uma dessas cidades era governada por um patesi, chefe político-religioso que exercia as funções de sacerdote, governador, chefe militar e supervisor das obras hidráulicas.
Depois de longo tempo de autonomia, as cidades sumerianas se enfraqueceram, devido ás lutas pela hegemonia política. O enfraquecimento possibilitou as invasões de vários povos semitas.
Entre os invasores estavam os Amoritas, que se estabeleceram na cidade de Babilônia, Na Média Mesopotâmia.
O mais importante rei da Babilônia foi Hamurábi ,tornou-se famoso por ter elaborado o primeiro código de leis escritas de que se tem notícia, conhecido com o Código de Hamurábi. Antes desse código as punições eram baseadas pela lei de Talião: “Olho por olho, dente por dente.
Sob o comando de Hamurábi os babilônios conquistaram toda a Mesopotâmia e criaram um Estado unificado. Nascia então o primeiro Império Babilônico. Cada cidade passava a ser governada por homens escolhidos pelo imperador.
Depois da morte de Hamurábi, o esplendor da Babilônia não durou muito. Anos mais tarde toda a Mesopotâmia foi conquistada pelos Assírios, povo que vivia nas regiões áridas e inférteis do norte mesopotâmico, em cidades como Nínive e Assur.
A crueldade era uma das principais características dos guerreiros assírios. Para eles a guerra era essencial, pois viviam do pilhagem, da escravidão e dos impostos e tributos pagos pelos povos que submetiam. O império assírio foi destruído em 612 a. C pelos caldeus.
Com os Caldeus, A Babilônia recuperou o resplendor. No reinado de Nabucodonosor, o Novo Império Babilônico atingiu seu apogeu. Suas terras se estendiam por quase todo o Oriente Médio, limitando-se com Egito.
A Babilônia enriqueceu-se e embelezou-se com grandes obras publicas, como os até hoje o famoso jardim suspenso da Babilônia, construído por Nabucodonosor. A Babilônia de Nabucodonosor tornou-se a mais notável cidade do Oriente.
Em 539 a . C . a Babilônia foi conquistada pelos exército persas. A vitória foi facilitada pelo apoio dos sacerdotes e comerciantes babilônicos, que se aliaram aos invasores em troca da manutenção de seus privilégios.
FONTES:
InfoEscola- Navegando e Aprendendo.
Guia do Estudante.
Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário